quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Um passeio no Nordeste - Wagner Leal Guimarães


Meu passeio no Nordeste
Agora vai começar
Pernambuco e Paraíba
Maranhão e Ceará
Vou ao Rio Grande do Norte
Sem visto, nem passaporte
Suas dunas visitar
       


Completando os estados
Do Nordeste Brasileiro
Tem Sergipe e Piauí
Alagoas o terceiro
Não me esqueço da Bahia
Um lugar de alegria
Que no mapa é o primeiro




Quem tem saúde tem sorte
Por que pode viajar
As cidades e capitais
Em todas possa passar
Primeiro lugar que vou
É à capital Salvador
Lá eu quero descansar



Os Soteropolitanos
Faz um grande carnaval
Cantam e dançam com Ivete
Podem ouvir a voz de Gal
Lerem  os livros de Amado
Que viveu o seu reinado
Na antiga capital

01


A lavagem do Bonfim
É demonstração de Fé
Dançar no trio de Dodô
E no terreiro Candomblé
Na Timbalada e no Samba
Vou sair de perna bamba
Na Bahia do Axé



Terra de todos os santos
Que tem clima tropical
Quero ver Gilberto Gil
Artista fenomenal
Conhecer o Pelourinho
O batuque de pertinho
Feito por Carlinhos Brown



Dou adeus a Salvador
Passando em Pituaçu
E minha próxima parada
Será em  Aracaju
Era um sonho de menino
De seguir sempre o destino
Pra vencer qualquer tabu 



Sergipe dos litorais
De praias bastante belas
Suas plantas suas flores
Mas Parece uma aquarela
Tem um povo hospitaleiro
Que conquista o mundo inteiro
Dos rapazes as donzelas



Em Sergipe tem petróleo
E produz gás natural
Da sua cana sai  álcool
Que abastece a capital
São riquezas do seu povo
Que demonstra estado novo
Para orgulho nacional
02


A energia de Xingó
Traz a iluminação
Lá deságua o velho Chico
Patrimônio  da nação
Essa terra tem cultura
Tobias Barreto  figura
 descrevendo sua paixão



Ao sair de Aracaju
Vou andando numa boa
Na BR cento e um
Viajo para Alagoas
Sem sair deste local
Visito o canavial
Para ver novas pessoas



No meu Rio São Francisco
Navego bem à vontade
Sua imensidão de águas
Só me dá felicidade
Aqui nunca fico só
Pois estou em Maceió
Capital da liberdade



Já em Palmeiras dos Indios
Vou curtir toda cultura
Passo por Arapiraca
Onde hoje tem fartura
Ela segue um novo rumo
Não é mais  terra do fumo
Pois mudou sua postura



Sigo em frente à estrada
Pego o mapa então consulto
Vou curtindo a paisagem
Logo chego a Pernambuco
Do sertão ao litoral
Segue um ritmo cultural
Porque tem um povo culto
03


Recife dos Carnavais
Da cultura popular
Boiadeiros e cordelistas
Todos se concentram lá
 Coco de Roda e Ciranda
 Caboclinho até o Samba
Num  Repente improvisar



Maracatu, e Forró
Xaxado, Xote e Baião
O Aboio do vaqueiro
Na festa de apartação
Mas de tudo que escrevo
Não posso esquecer o Frevo
Que conquista o coração



O Estado de Pernambuco
Tem  Recife a capital
Quero ir a Petrolina
O extremo do local
Navegar no grande Chico
Um dos rios mais bonitos
De beleza natural



Viajando pra Salgueiro
Lá eu danço num salão
Em Exu vou pernoitar
Na casa de Gonzagão
Continuo na estrada
Chego à Serra Talhada
Na terra de Lampião



Arcoverde e Pesqueira
Tem artista de verdade
Sanharó Belo Jardim
Também são nossas cidades
Como quebra de tabu
 Sigo pra Caruaru
Pra matar minha saudade
03


Do meu mestre  Vitalino
Israel e Azulão
Sua feira tudo tem
Já dizia o Gonzagão
Quem conhece o seu Forró
Pra dançar não tem melhor
Nas  festas de São João



Estarei  em Garanhuns
Do inverno cultural
Quero passar umas férias
Neste clima especial
O meu rumo vou seguindo
Pois o meu próximo destino
É chegar à capital



A Veneza Brasileira
Do nosso Frei Capuchinho
No comando da  missão
Demonstrou o seu carinho
No Nordeste fez história
 Fixando  na memória
Do povo que é o padrinho



De certeza ainda venho
A  essa terra tão boa
Mas preciso viajar
À capital João Pessoa
De tão calma não se sabe
Se está numa cidade
 Ou numa ilha bem à toa
               


“Paraíba masculina”
“Mulher macho sim senhor”
Foi assim eternizada
Pelo grande cantador
Estas mulheres guerreiras
Orgulho das brasileiras
Que lhes dão muito valor.
04      

 
 Cidade da Paraíba
Que tem muita tradição
 Indo à Campina Grande
 Na época de São João
Pra dançar não tem melhor
Nas quadrilhas, tem forró
Que a poeira sai do chão
         


Lá também tem Repentista
Forrozeiro e cantador
Flávio José e Santana
Esses sim eu dou valor
“Zelezim” comanda a festa
Piadas que manifesta
Um sorriso abrasador



Eu preciso continuar
E aproveitar a sorte
Quero conhecer Natal
Lá no Rio Grande do Norte
Suas praias que são lindas
E a terra das salinas
E da pesca por esporte



Toda gente potiguar
Tem orgulho de suas dunas
Quem visita não esquece
As belezas que a circundam
Suas praias são bonitas
Onde  os povos se agitam
De segunda a segunda


   
As lembranças de Natal
Guardarei no coração
A cidade Mossoró
 Também é minha paixão
Suas noites de luar
Fez a infância eu relembrar
Me trazendo emoção.
05


No meu Rio Grande do Norte
A  alegria  é sem igual
Das suas praias é retirada
Toda a riqueza do sal
Como vou pro Ceará
Prometo aqui voltar
Pra viver nesse local



 Fortaleza de Alencar
Do açude de Orós
Chico Anísio lá do céu
Conta piada pra nós
Concentrado um instante
De repente num relance
Posso ouvir a sua voz



Cantores, compositores
Fortaleza tem bastante
Na verdade seus destaques
São os seus comediantes
“Eita” povo engraçado
Tem o canto improvisado
E a linguagem interessante



Lá nasceu tom Cavalcante
Tiririca e o Falcão
Também é seu conterrâneo
O Renato Aragão
Nos teatros e nas praças
Esses 'caras' soltam graças
Pra toda a população.



Lá na praia de Iracema
Vou fazer uma caminhada
Passeando na sua orla
Chegarei à enseada
Acompanho o pôr do sol
Quero ir até Icó
Pra curtir uma balada
06


 Juazeiro Ceará
A terra da devoção
Para lá vão os romeiros
Viajam de caminhão
Oram para Padre Cícero
Nesse longo compromisso
 Pede a ele a proteção.



Me despeço com saudade 
Sentindo  muita emoção
Mas  continuo o passeio
A São Luiz do Maranhão
As riquezas que tem lá
Tenho que prestigiar
Nesta minha migração.



É a terra dos Raimundos
Igualmente o Ceará
Lá termina o Nordeste
Para o Norte iniciar
Se quiser bem do seu lado
Conheça Um novo estado
A república do Pará.



Tremembé, tupinambás
Habitam a região
Tem um vasto território
E uma grande população
Com seu clima tropical
E um povo angelical
Conquistou meu coração


    
No seu rico território
Vemos a diversidade
Tem  Desertos e Florestas
Pra nossa felicidade
Lá o Mangue e o Cerrado
Estão  pouco separados
De suas  praias e  cidades
07


 Os  Lençóis Maranhenses
São famosos mundo a fora
Bem no meio do deserto
A natureza corrobora
Deixa a água cristalina
E quem ver suas piscinas
Nunca mais quer ir embora.


              
Alcione a “Marrom”
É filha de São Luiz
Ela e Zeca Baleiro
Conquistaram o país
Dá orgulho pro seu povo
Querendo um estado novo
E pra sempre ser feliz.



José Ribamar Ferreira
Pseudônimo  de Gullar
Escritor  e jornalista
E  o poeta do lugar
Mais eu fico por aqui
Por que vou ao Piauí
A viagem completar.



Ao chegar ao Piauí
Vou parar por um instante
Pois eu quero aproveitar
Esse clima interessante
De dezembro a janeiro
Tem verão o ano inteiro
Onde o Sol é escaldante



Pelo Rio Parnaíba
Num passeio fluvial
Eu navego bem tranquilo
Saindo do litoral
Subo o Rio à vontade
Passando pelas cidades
Pra chegar à capital
08


E na bela Teresina
 Cheia de sol e de luz
A   rainha do Nordeste
E capital que seduz
Com seu parque Nacional
Leva a história universal
À  terra de vera cruz



Na serra da capivara
Assim que me aproximei
Dos seus sítios arqueológicos
Num passo me apaixonei
E em frente das pinturas
Reconheci as figuras
Logo assim que reparei



Suas matas de caatinga
De cerrado e de cocais
São os tipos de Biomas
Com riquezas naturais
Encontramos logo ali
Nas terras do Piauí
Centenas de  animais.



Concluí minha viagem
Ao Nordeste brasileiro
Da Bahia ao Piauí
Percorri todo o roteiro
Brevemente vou voltar
Para confraternizar
Com este  povo hospitaleiro.
 09

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário