quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MUITO PRAZER, CORDEL É O MEU NOME - Wagner Leal Guimarães



O meu nome é cordel
Sou crítico, sou engraçado
Faço rir, faço chorar
Sou cultura popular
E defendo meu legado.



O meu nome? É cordel
Sou leigo, mas sou formado.
Conto estórias de matutos
Meto medo em corrupto
Por isso sou respeitado.



Meu nome? Sim é cordel!
Sem querer, faço pensar.
Pensando bem é por querer
Que faço o povo entender
Que precisam reclamar



Eu: Sou sim o cordel!
E  sou muito democrático
Faço versos empolgados
E o Martelo galopado
 Por isso  que sou tão  prático



Ei! Você! Eu sou o cordel
Você deve conhecer
Quem descobre esta cultura!
Tem outra desenvoltura
Da leitura por prazer.
01


Cordel: é o meu nome sim!
Alerto as populações
Dos  políticos, sou inimigo
Mostro  ao povo o perigo
Dessas  instituições



Sou chamado de cordel!
E eu já tive maior fama
Fui o livro mais vendido
E também o preferido
Da  cabeceira na cama



Muito prazer! Sou o cordel
Eu  falo com sutileza
Quem observa meus versos
Vê  que nele eu confesso
Quanto é bela a natureza



Olá! Eu sou o cordel
Esquecido às vezes  sou
Depois da  tecnologia
A  corda que me prendia
Parece que se quebrou



O meu nome é cordel!
Sou forte, vou resistir.
Na verdade vou falar
Não devo me transformar
Para poder existir.



Sou o cordel, sim senhor!
Faço moda de viola
Sou alegria de vaqueiro
Conto a  vida do brejeiro
Sou leitura de escola 
02


Me chamam de cordel!
E eu carrego tradição
Alegrando  aos poetas!
Sou animador de festas
Da grande população



Cordel,  sou  eu mesmo!
Sou estória de Trancoso
Falo do manso e do bravo
Da elite e do escravo
Mas não sou tão perigoso



O meu nome é cordel!
Sou obra de sertanejo
Mesmo  quem não sabe lê
Pode me compreender
Realizando  solfejos



Eu também sou o  cordel!
Do  matuto sonhador
Que escreve as poesias
Bem longe da boemia
Demonstrando seu valor



Meu senhor, sou o cordel!
Eu de tudo sei falar
Da mocinha do rapaz
“Jesuses”  e Barrabás
Também posso improvisar



Cordel é o meu nome!
Sou um grande sonhador
Sonho com educação
Com saúde de montão
Para o povo sofredor 
03


Eu sou o mesmo  cordel!
 Continuo  sendo  forte
Sou do Norte, sou do Sul
Eu  sou de Caruaru
À  cultura eu dou sorte



Cordel, sou eu mesmo!
Sou a obra do poeta
Aquele que me tocar
Ira se apaixonar
Pela leitura completa



Quer conhecer o cordel?
Procure as  literaturas
Pois é a parte mais rica
Da gramática que pratica
Todas diversas culturas



Quer conhecer o cordel?
Leia autores Nordestinos
Mestre Azulão de Sapé
E Patativa do Assaré
Escrevem desde menino



Eu sei sou o cordel
Uma leitura que conquista
De,  João Firmino Cabral
E o  poeta genial
Seu  José Evangelista.



Sou cordel, me apresentei!
E  também falei demais
Para  quem bem me conhece
Vou deixando a minha prece
Pra você seguir em paz

04


Ao Leitor, muito obrigado.
Por não me deixar morrer
Eu  serei parte da história
Revelei tantas memórias
Todas  feitas  por você.
 05











































Nenhum comentário:

Postar um comentário