sábado, 7 de dezembro de 2013

POSTAIS SONOROS Walter Jorge de Freitas



             
As emissoras de rádio do interior mantiveram no ar por muito tempo, um programa através do qual os ouvintes enviavam mensagens de parabéns e declarações de amor acompanhadas de um número musical. O nome do programa variava: postais sonoros, mensagens musicais, e mensagens sonoras, eram os mais usados.
A característica musical, segundo o amigo Arnóbio Marques que apresentou o programa na Rádio Difusora de Pesqueira, por vários anos, era IN THE MOOD, com Glenn Miller e sua Orquestra. 
 Na zona rural, os moradores costumavam festejar os aniversários tendo o referido programa como trilha sonora. Eles faziam uma cota, mandavam as mensagens acompanhadas da importância correspondente à quantidade de pedidos e na hora do programa, lá estavam os familiares e convidados para bebericarem e balançarem o esqueleto ao som de suas canções preferidas.
Tudo isto, no tempo dos discos de 78 RPM e dos famosos LPs. Tinha música que de tanto tocar, o discotecário era obrigado a solicitar de vez em quando, que a direção da emissora providenciasse outro igual, a fim de aposentar o antigo pelo desgaste.
Os românticos solicitavam e ofereciam A Volta do Boêmio, Não Beba Mais Não, Cabecinha no Ombro, Pensando em Ti, Amigo Ciúme, Índia, Meu Primeiro Amor, Amigo Leal, Risque, Vitrine, Negue, Alguém Me Disse, Normalista, Vingança, Gavião Calçudo.
E mais: Cadeira Vazia, Nem Coberta de Ouro, Chuá, Chuá, Tenho Ciúme de Tudo, Conceição, Mariposa, Nono Mandamento, Segredo, Atiraste uma Pedra, Deusa do Asfalto, Célia, Superstição, Você Vai Gostar, Mais Uma Lição, O Ébrio, Laura, Cinderela, Borrasca, Regresso, El Relógio, Estou Pensando em Ti, entre outras.
Por sua vez, os mais chegados ao forró, brindavam as pessoas queridas com: Asa Branca, Juazeiro, Que Nem Jiló, Sabiá, O Canto da Ema, Ela Nem Olhou Pra Mim, Vem Morena, Sebastiana, Forró em Limoeiro, e mais algumas do gênero.     
De uns tempos para cá, com o progresso das comunicações, programas semelhantes passaram a ser feitos por telefone.  
A modernização excluiu as discotecas e os discotecários. O computador além de armazenar as canções em arquivos facilita a sua busca e execução. O lado negativo é sem dúvida, a omissão dos nomes dos compositores, já que as pastas são organizadas tomando por base os intérpretes.
Com muita saudade e uma boa dose de saudosismo, relembramos aquelas músicas que acompanharam os romances em uma época mais romântica e de relacionamentos mais duradouros.
Recordar é viver!

                       Pesqueira, 07 de dezembro de 2011.

Um comentário:

  1. Caro Walter, fui um dos que se deliciaram ouvindo os postais sonoros da saudosa Radio Difusora. Parabéns por nos fazer lembrar daqueles tempos dourados. Edmilton

    ResponderExcluir