sexta-feira, 11 de abril de 2014

V JORNADA LITERÁRIA PORTAL DO SERTÃO 2014 - Jacqueline Torres



Participantes da Sopoespes e Apla na V Jornada Literária do
Sertão 2014. Foto: Jacqueline Torres.
No último dia 24 de março aconteceu a Terreirada de Leitura dentro das programações da Jornada Literária Portal do Sertão 2014 em sua 5ª edição, num projeto do SESC para promoção da leitura, fomento de novos escritores e o intercâmbio entre escritores e articuladores culturais com a participação do público em geral. Neste ano o evento foi realizado de 19 a 30 de março e envolveu oito cidades, Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Pesqueira, São Bento do Uma, Sanharó, Tacaimbó e Tupanatinga, e os distritos de Carneiro em Buíque e Mimoso em Pesqueira. A Terreirada de Leitura do dia 24 contou com a presença da SOPOESPES - Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira e da APLA Academia Pesquirense de Letras e Artes. O encontro aconteceu à tarde no auditório da Câmara de Vereadores de Pesqueira Casa Anísio Galvão. A abertura foi feita pela representante do SESC Garanhuns, Sra. Mércia Pereira que recebeu a todos e todas e fez uma breve fala sobre o Projeto do SESC que este ano homenageou os escritores, Audálio Alves, Gilvan Lemos e Manoel Filó. Fez um resumo das atividades literárias da escritora Silvana Menezes e apresentou-a como mediadora para a terreirada. Encerrou sua fala recitando o poema “Primeiro Solo” da poetisa.
A escritora Silvana Menezes citou cada um dos presentes e abriu o recital declamando textos do seu livro solo “Vire a página”, em seguida tivemos o recital com Edmilton Torres, Zuleide Siqueira, o Sr. Sebastião Fernendes presidente da APLA, Zélia Costa, Célio Guimarães, Jacqueline Torres, Valter O Leal e Maria Rita presidente da SOPOESPES. Esteve também presente ao evento a Secretária de Educação do município de Pesqueira a Sra. Márcia Oliveira Paes que pediu a palavra e saudou a todos os presentes, parabenizou pelo trabalho literário apresentado e fez apenas uma ressalva quanto à divulgação do evento, pois contamos com um público extremamente reduzido, onde poderia ter sido ampliado com uma divulgação maior e nas escolas. A Sra. Mércia Pereira informou que a observação feita seria anotada para uma próxima edição, se somou à sugestão da Secretária de Educação a fala de Zélia Costa e do Sr. Sebastião Fernandes.
A SOPOESPES garantiu a maioria dos presentes e mais uma vez confirmou seu compromisso com a promoção da leitura e da arte da escrita e como entidade aberta a todos e todas que produzem literatura. Foi elogiada e parabenizada pelo entusiasmo e a expressiva presença.

Pesqueira, 24 de março de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário