quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SOPOESPES – Quatro anos de prosa e poesia - Edmilton Torres



A cidade de Pesqueira sempre foi pródiga na revelação de talentos literários. Não por acaso foi agraciada pelo Cardeal Arcoverde com o honroso título de A Atenas do Sertão.
Aqui nasceram grandes expoentes da literatura, com maior ou menor destaque no cenário cultural do estado e do país, e outros tantos estão espalhados e/ou escondidos à espera de uma oportunidade e de um incentivo para se revelarem.
Por isso, nós que fazemos a Sopoespes, somos gratos a Maria Rita, por ter trazido consigo, quando veio morar em Pesqueira, a ideia da criação de uma associação de poetas e escritores.
Nunca é de mais relembrar e demonstrar a nossa gratidão, também, a Mariana Freitas, parceira de Maria Rita para tornar realidade o seu sonho, pela dedicação em garimpar e juntar aqueles escritores que em 23/10/2011, participaram da reunião de fundação, bem como a Paula Frassinetti, por ter aberto para nós as portas da Cruzada Feminina de Pesqueira, transformando-a na casa da Sopoespes.
A semente trazida por Maria Rita caiu em solo fértil, germinando tímida, mas crescendo com vigor ao receber a luz e a água das fontes inesgotáveis da cultura pesqueirense.
Hoje, aos quatro anos, não é mais uma tenra plantinha. Criou raízes fortes e um lenho resistente às intempéries desse ambiente de descaso público com a cultura do país.
Por nossos próprios meios, publicamos em 2015 a nossa primeira coletânea de crônicas e poemas, contemplando uma amostra da obra de 27 autores, alguns dos quais, diante das dificuldades existentes nesse meio para escritores desconhecidos, tiveram nesse projeto, a primeira oportunidade de ver publicado um texto de sua autoria.
Somos constantemente convidados para abrilhantar eventos literários na APLA, em escolas e emissoras de rádio de Pesqueira e cidades vizinhas, como Poção e Arcoverde.
A Sopoespes é hoje um patrimônio da sociedade pesqueirense, que tem como alicerce a determinação e o talento dos seus mais de 30 poetas e escritores, que a mantêm vigorosa no presente e projetando um futuro ainda mais brilhante.
Novos e jovens talentos estão sempre ingressando na organização, o que nos dá a certeza da sua continuidade no futuro.
Sinto-me confortável para falar em nome de todos os colegas da Sopoespes, para dizer que estamos felizes e orgulhosos por fazer parte dessa associação e que estamos comprometidos a levá-la bem longe e bem alto no universo da cultura.
Parabéns à Sopoespes, aos seus poetas e escritores pelo grande talento literário e à sociedade pesqueirense, por contar com uma organização voltada para o incentivo e a preservação da sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário